Exposição “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza: Os Ofícios Tradicionais”

 

A exposição “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza: Os Ofícios Tradicionais”, desenvolvida no âmbito do projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”, é um dos resultados desta candidatura ao Fundo Ambiental, incluída no aviso “Educarte: Educar para o Território” inserida no programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

Mais do que uma Grande Rota Pedestre, a Via Algarviana é uma viagem pela cultura e património singulares do Algarve. Esta exposição, de carácter itinerante, reúne uma mostra das peças e elementos identificativos das artes e ofícios dos territórios de baixa densidade abrangidos pelo projeto: Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo.

Cada painel apresenta cada um dos 5 municípios. Em cada painel, é afixada uma descrição e um objeto ilustrativo do ofício/técnica associada ao local, assim como ilustração dos percursos da Via Algarviana no concelho. O primeiro painel é introdutório à exposição.

A exposição itinerante está disponível para requisição por escolas, autarquias, museus, associações e outras instituições que, para o efeito, a solicitem.

Os pedidos de requisição da exposição são formalizados através do seguinte formulário:

Formulário de Requisição

Consulte também a seguinte documentação de apoio:

Normas de Cedência
Termo de Responsabilidade
Manual de Instruções para montagem

Para mais informações, contacte-nos através do e-mail viaalgarviana@viaalgarviana.org.